// Bandeiras

As procissões tiveram sempre uma extrema importância para as Misericórdias, quer na qualidade de grandes manifestações de culto, de peregrinação e de exteriorização da devoção coletiva da Irmandade, quer na qualidade de afirmação da Instituição no contexto local, regional e nacional.

As bandeiras, ornamentadas e pintadas a óleo, com maior ou menor preceito artístico, tornar-se-iam indubitavelmente num dos mais expressivos símbolos das Misericórdias.
Estas insígnias foram utilizadas em diversos cerimoniais, circunstâncias e cortejos, com especial destaque para a bandeira da Misericórdia que, por exemplo, deveria acompanhar os irmãos falecidos até à sua última morada.
As bandeiras processionais, aqui expostas nesta sala, representam os passos da Paixão de Cristo, que integravam a Procissão das Endoenças, também conhecida localmente como Procissão de Quinta-Feira Santa ou, simplesmente, das Bandeiras.
Por sua vez, a imagem imersiva e impactante colocada em frente à porta de acesso ao coro alto, permitirá ao visitante “assistir” num patamar superior (como se estivesse a assistir ao cortejo da sua janela, localizada figurativamente no andar superior) à Procissão do Enterro do Senhor.

Voltar