full_logo@3x

Descida da Cruz

Anverso

Pregos, martelo e alicate

Reverso

Pintura
Óleo sobre Tela
Bandeira Processional
1753
Altura: 123 cm
Largura: 99 cm


A descida da cruz é uma composição clássica da pintura cristã, tendo a temática sido realizada por alguns dos grandes nomes da pintura europeia. É nesse momento comovente e trágico que Jesus aparentemente se torna humano, sendo o seu corpo retirado sem vida da cruz depois do caminho para o calvário e da sua crucificação.
O seu corpo inerte, o choro de quem o ama e a vida já sem chama depois da condenação, tortura e humilhação são uma imagem clássica do Cristianismo, que antecede a sua Ressurreição.
A descida da cruz é o momento preciso em que a história de um Deus se confunde com a dos homens, em que mais próximo fica de ser um deles. A sua Ressurreição, três dias depois, revela em definitivo que se estava perante um Deus, mas naquele momento, naqueles instantes da descida da cruz, era um homem que tinha morrido. E é a força dessa imagem, a grandiosidade dessa cena contada por Mateus e que Caravaggio, Rubens, Van der Weyden e outros grandes da pintura quiseram eternizar nas suas telas. É nesta temática que melhor se consegue encontrar o místico e o terreno, Deus e os homens.

Voltar