// Sacristia

A Sacristia é historicamente considerada como um dos anexos mais importantes dos templos cristãos. No caso específico da Igreja da Misericórdia, a sacristia era o local onde os capelães da Instituição vestiam os seus paramentos e se preparavam, material e espiritualmente, para os atos litúrgicos.
A paramentaria, da qual ainda hoje se conservam excelentes exemplares das centúrias de setecentos e oitocentos, foi sendo preservada no interior do majestoso arcaz que podemos observar nesta sala expositiva.
Para além dos paramentos, da sacristia faziam ainda parte outros elementos indispensáveis como as alfaias litúrgicas e outros objetos de culto, o espelho, a pia de mármore ou os livros litúrgicos e sagrados.
A presença nesta sala expositiva da figura de São Tomás de Aquino, padroeiro da educação, das universidades e das escolas católicas, tem igualmente o intuito de homenagear os milhares de registos manuscritos e/ou impressos que fazem parte do valiosíssimo Arquivo Histórico da Misericórdia de Évora.
A Sacristia da Igreja da Misericórdia de Évora encontrava-se, pelo menos desde meados do Século XVIII, na atual “Sala das Pinturas” do Núcleo Museológico.  

 
PlantaSala2_2
Voltar