full_logo@3x

Menino Jesus
Romeiro

Pintura
Óleo Sobre Tela
Autor desconhecido
Século XVII

Versão regional, e curiosa, do tema piedoso “ O Menino Jesus Romeiro”, que inclui iconografia caraterística do tema, como são os casos das Armas Christi ou o Fons Vitae. As Armas de Cristo, ou Instrumentos da Paixão, são os símbolos associados à paixão que se encontram representados nesta tela na capa de Jesus, tais como a lança, a esponja ou os dados. O menino caminha sozinho, apoiado no cajado (ou bordão) de madeira, que contém uma travessa cruciforme e exibe uma cabaça, na capa estão penduradas vieiras, elementos iconográficos subjacentes aos peregrinos de Santiago.
Completam a representação do Menino Peregrino outros importantes adereços, como o pano de Verónica (véu que limpou o rosto de Jesus a caminho da crucificação), o chapéu com a coroa de espinhos ou a túnica “franciscana” que lhe cobre o corpo. No lado esquerdo da imagem surge ainda representada a Fons Vitae, ou Fonte da Vida, de onde escorre simbolicamente o sangue que Jesus Cristo derramou na Cruz. Rodeiam a fonte um significativo número de cordeiros numa alusão aos Cristãos e aos seguidores de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus.

Os Caminhos de Santiago de Compostela constituem, desde o Século IX, um dos mais concorridos, e importantes, itinerários espirituais da Europa. Todos os anos, milhares de peregrinos rumam a Compostela para venerarem as relíquias do apóstolo Santiago Maior que, segundo a tradição cristã, tem o seu sepulcro na catedral daquela cidade espanhola.
Esta peregrinação conheceu o seu apogeu no período medieval onde apenas era suplantada, em número de fiéis e importância, pelas romarias a Roma e a Jerusalém. Nas últimas décadas, depois de um estado de relativa letargia, a tradição parece ter conquistado uma nova vitalidade, voltando a ganhar uma notoriedade extraordinária. Agora, não só na qualidade de caminho espiritual, como também cultural e até, nalgumas ocasiões, também didático. Graças a esta crescente procura o mesmo foi declarado, em 1987, Primeiro Itinerário Cultural Europeu e classificado como Património da Humanidade, em 1993 e 1998, nos percursos espanhóis e franceses, respetivamente. A representação do próprio Jesus Cristo como peregrino do Caminho de Santiago surge nos igualmente na arte, em especial na pintura.

Voltar