Escultura
Séc. XVIII
Transferida, em 1874, do Convento de Santa Catarina de Sena para a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Évora.
O grupo escultórico da Piedade, transferido do Convento de Santa Catarina de Sena para a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Évora em 1874, é composto por uma imagem de roca (Virgem) e por uma imagem de vulto (Cristo morto).
Os adereços integrantes do grupo escultórico terão sido substituídos algumas vezes desde a sua conceção original no Século XVIII.
A Virgem ostenta um esplendor em prata, um manto de seda azul, um véu sobre o rosto, duas toucas, um vestido, um saiote e uma camisa interior. A imagem de Cristo encontra-se protegida por um véu.
A pietà, ou Piedade, é um tema da arte cristã onde surge representada a Virgem Maria com o corpo de Jesus morto nos braços, pouco tempo depois da sua crucificação.
As primeiras Piedades terão surgido na Alemanha, provavelmente em finais do Século XIII. Nas centúrias seguintes, através de várias expressões e manifestações artísticas, como a escultura ou a pintura, estas representações expandem-se um pouco por toda a Europa.
A mais famosa Pietà é da autoria de Michelangelo e pode ser visitada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Esta prodigiosa escultura em mármore foi finalizada pelo artista em 1499, precisamente o ano em que seria fundada a Misericórdia de Évora.
O Culto dos Mortos para a Misericórdia
Enterrar os mortos é uma das sete Obras de Misericórdia corporais, sendo esta, uma obrigação da Irmandade desde a sua fundação.
Seguindo um ritual preciso, bem descrito no Compromisso, os Irmãos da Misericórdia devem acompanhar regularmente os mortos até á sua última morada, fazendo-o tanto com os membros da Confraria, como com os pobres e com todas aqueles que, independentemente do género, classe ou ofício, requisitam os seus préstimos.
Esta peça em particular representa, ainda, a transferência de peças de elevado valor artístico dos antigos conventos para outros locais da cidade de Évora após a extinção das Ordens Religiosas.
O grupo escultórico da Piedade fez parte de um rol de peças que foram transferidas, no referido ano de 1874, do Convento de Santa Catarina de Sena para a Igreja da Misericórdia de Évora. Aquando da entrega, o sumário descritivo associado a este acto, descreve a Virgem com um manto e com um resplendor de prata (Guerreiro, 1979).
Após a transferência, a escultura foi colocada no retábulo principal, mais especificamente numa maquineta adaptada para o efeito no nicho do altar lateral (lado do Evangelho). Contudo, este procedimento haveria de revelar-se um pouco desafortunado, originando uma mutilação dos pés do Cristo (Mendeiros, 1987).
Depois de uma “passagem” pelo Coro Alto, onde esteve exposta numa vitrine, o conjunto escultórico seria sinalizado para restauro em 2019, tendo em vista a sua futura integração no Núcleo Museológico.