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Menino Jesus
Salvador do Mundo

Escultura Séc. XVII (1675-1700) Peça doada à Misericórdia, em 1909, por D. Adelaide Assunção Martins Imagem de vulto, em madeira de castanho, policromada, onde está representado o Menino Jesus Salvador do Mundo, sentado numa cadeira de braços e empunhando, como atributo da imagem, um globo, de prata e cristal de rocha, na sua mão esquerda. A mão direita, em posição elevada em relação à anterior, realça o ângulo produzido entre os dedos polegar, indicador e médio, sugerindo o sinal da bênção. A cabeça e o rosto surgem-nos, intencionalmente, desproporcionados em relação ao restante corpo, a cabeleira é farta e a boca esboça um sorriso. A coroa em prata, encontra-se fechada, ostentando um aro decorado com folhas de loureiro e um corpo vasado, seguindo os limites das volutas que enquadram uma flor de cinco pétalas. No topo, um anel , serve de base para uma cruz formada por ornatos fitomórficos. As sandálias, de prata rasa, com sola de bico, encontram-se igualmente ornamentadas com relevos de ornatos fitomórficos. Nota-se, uma policromia algo diferenciada nos membros superiores e no rosto que nos indicam uma intervenção posterior Salvador do Mundo, Salvator Mundi, ou Menino Jesus Salvador do Mundo, é um tema iconográfico de Jesus Cristo, onde o mesmo é representado no acto de abençoar (através do gesto da mão direita) e na posse de um globo, quase sempre encimado por uma cruz (simbolicamente apresentado na mão esquerda). Para além da escultura, o Menino Jesus Salvador do Mundo, foi ainda representado noutras manifestações artísticas, como a pintura, sendo um dos exemplos mais notáveis, o de Josefa de Óbidos, que em 1673, pintou este motivo em óleo sobre tela, que ainda hoje podemos contemplar na Igreja Matriz de Cascais. A Importância dos Benfeitores e dos Beneméritos para a Misericórdia Esta peça, pelas suas características e singularidade é uma das mais fascinantes do espólio pertencente ao Núcleo Museológico. A mesma, chegou à posse da Misericórdia através de uma doação e encontra-se aqui exposta, não só pela sua beleza intrínseca, mas igualmente para demonstrar a importância que os benfeitores e beneméritos tiveram ao longo da História da Instituição. O património rústico, urbano e artístico, doado por terceiros à Misericórdia durante os 520 anos da sua existência, foi determinante para a manutenção da saúde financeira da Instituição e para garantir a sua prática solidária e assistencial ao longo dos séculos. Para além dos adereços identificados anteriormente, o Menino Jesus Salvador do Mundo, pompeia ainda outros adereços de apreciável realização artística. Falamos, por exemplo, da cadeira de braços, produzida em pau-santo e ornada em prata, possui assento e costas de veludo vermelho, fixados por pregaria sextavada. Ostenta espaldar, com pináculos laterais, em prata e cristal de rocha, com braços encurvados revestidos nas extremidades a prata. Nas travessas encontramos aplicações de prata rendilhada (igualmente sobre fundo de veludo vermelho). O corpo da imagem é fixado à cadeira através de um espigão localizado no assento da mesma. Igualmente o corpete de cetim, bordado a fio de ouro, rendado nas mangas e à volta do pescoço e com aplicações de lantejoulas e missangas douradas, é merecedor de uma atenção especial nesta peça. Antes do restauro, a escultura encontrava-se dentro de uma maquineta de madeira de pinho e casquinha, presumivelmente, e por comparação estilística, atribuível à segunda metade do Século XVIII. Contudo, por não ser adequada à imagem, optou-se por não a integrar no contexto museológico. Em função da tipologia apresentada poder-se-á estimar que a escultura poderá ter sido produzida por um artista local entre 1676 e 1700.
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