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Atril / Estante de Coro

Mobiliário
Século XVIII

O Atril giratório, ou estante de coro, em madeira de castanha e pinho (entalhada, policromada e dourado) é suportado por base triangular de três pés em garra e possui um apoio para livros decorado com relevos de emblemas sacros.
A estante, com quatro faces, tem os painéis decorados com cartelas concheadas, em baixo relevo. Na face principal encontra-se inscrito o emblema da Ordem Franciscana (braços cruzados, chaga de Cristo na palma de mão e um crucifixo ao centro); na face posterior encontramos um escudo com as cinco chagas de Cristo, a coroa de espinhos e o cordão de nós (compromisso franciscano); nas faces laterais está esculpido o Sagrado Coração.
Superiormente, o mesmo atril possui uma base aplanada que sustenta a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida com cabelos longos e ondulados, de túnica, sandálias e com um manto que cai numa curva pregada e sinuosa. No pé direito, a imagem tem a cabeça de serpente, símbolo do mal, que envolve o globo, na mão direita um ramo de flores (em prata) e na cabeça uma coroa (prata dourada).
A peça indica-nos uma possível fusão entre os estilos rococó e neoclássico, que terá sido, muito provavelmente, repintado no século XX, com a decoração a ser realçada em bronze sobre um fundo azul.

O atril, ou estante, é um móvel (ou suporte) dotado de inclinação onde se coloca um livro aberto, para se poder ler ou escrever, em pé, sem haver a necessidade de o segurar com as mãos. Na celebração de missas costuma ser utilizado para a leitura da bíblia ou outros livros litúrgicos, tendo sido ainda, no passado, usado noutros contextos, como por exemplo pelos mestres e professores nas universidades.
Historicamente, o uso generalizado do atril terá acontecido a partir de finais do século XIV. Anteriormente, os livros abertos para leitura eram colocados sobre almofadas, sendo que até ao século IX eram os acólitos, com as suas mãos, que seguravam os missais, bíblias e outros livros utilizados em ofícios religiosos.
O atril, assenta vulgarmente sobre um fuste, ou coluna, podendo ter entre uma e quatro faces que podem permitir, consoante a sua tipologia, a consulta de uma ou várias obras em simultâneo.

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